(Palestra proferida por Srila BV Narayana Goswami Maharaja, no Samadhi de Srila Rupa Goswamipada, Sri Radha Damodhara Templo, em Vrndavana, 1998)
Nos passatempos de Sri Krsna, Srila Rupa Gosvami é Rupa-manjari, uma serva especial de Srimati Radhika. Rupa-manjari sempre serve Srimati Radhika, e está sempre ao seu lado. Se Krsna lhe ordenar a fazer alguma coisa, ela não tem medo de desobedecer, e desobedecendo ela agradará ainda mais a Krsna. Entre todas as servas de Radhika, incluindo Rati-manjari (Raghunatha dasa Gosvami) e Labanga-manjari (Sanatana Gosvami), ela é a mais proeminente. Ananga-manjari, a irmã mais nova de Radhika, é sua amiga íntima.
Porque Rupa-manjari é a serva proeminente de Srimati Radhika e está sempre com Ela, ela sabe algumas coisas que são desconhecidas até mesmo para as mais íntimas sakhis (amigas gopis) de Radhika, como Lalita, Visakha e Tungavidya. Por sua misericórdia sem causa, ela veio na forma de Srila Rupa Gosvami, o companheiro de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Todos os companheiros de Krsna agem como se fossem mudos quando se trata de expressar suas próprias trocas amorosas com Sri Krishna. Eles pessoalmente saboreiam os passatempos de Krsna, mas eles não podem dizer nada sobre suas experiências. Radhika também não dirá nada sobre como ela se encontra com Krsna. Às vezes, no início da manhã, Syamala visita Srimati Radhika e pergunta: "Eu quero ouvir algo de Você. Eu quero tomar banho enquanto ouço o Seu krsna-katha, eu quero saber como Você Se encontrou com Krsna na noite passada." Srimati Radhika responde: "Eu não me lembro. Eu fui lá e O vi, e depois desmaiei, e não sei nada sobre o que aconteceu depois disso. "
Se Candravali pergunta o que aconteceu, as sakhis de Radhika contam o oposto do que realmente ocorreu. Elas não revelarão que eventos ocorreram. Sempre que são indagados, todos agem como se fossem mudos. Nem Lalita nem Visakha nem nenhuma outra sakhi dirá, e nem mesmo Krsna contará o que aconteceu. Eles apreciarão os seus passatempos juntos, mas não contarão a outros sobre eles.
Caitanya Mahaprabhu disse:
na prema-gandho 'sti darapi me haraukrandami saubhagya bharam prakasitumvamsi vilasy anana lokanam vinabibhrami yat prana patangakan vrtha(Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 2,45) ["Meus caros amigos, Eu não tenho o menor traço de prema em Meu coração. Quando você Me vê chorando de saudade, estou apenas exibindo falsamente uma manifestação da Minha grande fortuna. Na verdade, sem ver a bela face de Krsna tocando Sua flauta, Eu continuo a viver Minha vida como um inseto, sem propósito. "]
Mahaprabhu disse: "Eu não tenho nem sequer um rastro de prema." Desta forma, Ele também está agindo como se fosse mudo.
Na conversa de Srila Raya Ramananda com Sri Caitanya Mahaprabhu (Ramananda-samvada), Raya Ramananda - que é Visakha nos passatempos de Krsna - quase não disse nada. Ele estava simplesmente respondendo as perguntas de Mahaprabhu, uma após a outra. Nas instruções que Mahaprabhu deu a Srila Sanatana Gosvami (Sanatana-siksa), o que Ele diz? Ele não disse nada a respeito dos passatempos confidenciais de Sri Sri Radha-Krishna, nem revelou como as gopis Os servem.
O que Mahaprabhu disse, em Suas instruções para Srila Rupa Gosvami no Sri Rupa-siksa? Ele não disse quase nada sobre os passatempos de Radha e Krsna. E, finalmente, Ele ordenou a Rupa Gosvami que revelasse tudo o que Ele mesmo não poderia.
Mesmo Rupa-manjari não pode dizer nada. Apenas Rupa Gosvami pode contar, ele conta tudo.
Srila Rupa Gosvami é muito inteligente e experiente. Ele explica como, na forma de Rupa-manjari, ele, pessoalmente, serve Srimati Radhika nos passatempos de Krsna. Por exemplo, ele vê que Srimati Radhika o nomeou, sob a forma de Rupa-manjari: "Ó Minha querida sakhi, por favor, fique à porta do kunja e não permita que ninguém venha a Mim, especialmente aquela pessoa negra (Krsna). Ele não deve vir a Mim. Ele pode vir disfarçado de mulher; Seu amigo pastorzinho Subala é tão hábil que ele pode disfarçá-lO como uma gopi muito encantadora. Se isso acontecer, você deve saber que é Ele. "
Srila Rupa Gosvami está vendo: "Srimati Radhika me disse para fazer isso, e agora estou montando guarda na porta do Seu kunja. Quando Krsna vem disfarçado de qualquer garota, vou castigá-lO por causa de seu mau comportamento com Radhika e não Lhe permitei entrar. Chegará esse dia, em que eu possa realizar esse serviço? "
Ele nos diz o que viu: Sob a forma de Rupa-manjari, ele está servindo Krsna e Srimati Radhika. Ele está obedecendo as ordens de Srimati Radhika e impedindo Krsna de entrar em Seu kunja. Ele está vendo como Krsna, muito satisfeito, implora a ela para que seja permitida a entrada no kunja de Radhika e como Ele coloca a Sua cabeça nos pés de lótus dela (Rupa-manjari) para alcançar sua (de Rupa-manjari) misericórdia.
Srila Rupa Gosvami é muito inteligente. Ele escreveu todas as suas orações, como se ele já não tivesse experimentado o fruto dessas orações. Embora ele tenha realmente experimentado seus serviços pessoais a Radhika, ele está escrevendo orações como se ele nunca tivesse participado disso - para nós. O que ele sentiu na forma de Rupa-manjari, ele muito habilmente compartilhou conosco por meio de suas orações.
Rupa Gosvami teve pessoalmente o darsana de Radha e Krishna, mas para o sadhaka verdadeiro e sincero, ele escreveu este verso em sua oração: "Gandharvika Prarthan-astakam":
vrndavane viharator iha keli kunjematta dvipa pravara kautuka vibhramenasandarsayasva yuvayor vadanaravindadvandvam vidhehi mayi devi krpam prasida (1) ["Ó devi Radhike! Como o embriagado rei dos elefantes brinca com sua rainha, Sri Krishna e Você estão constantemente desfrutando de Seus deliciosos passatempos amorosos nos exuberantes e prazenteiros bosques de Vrndavana. Portanto, ó Gandharvike, fique satifeita comigo e misericordiosamente conceda-me o darsana de Seus rostos, que são como o lótus." ]
Srila Rupa Gosvami está ensinando através de seu exemplo como um vaisnava rupanuga ora a Srimati Radhika. Aqueles que querem segui-lo nunca fingem já ter atingido ekadasa-bhava (gopi-bhava, ou manjari-bhava). Aqueles que simulam já estar nesta plataforma, quando na verdade não estão, são, na realidade, loucos, são tolos, na verdade. Devemos sempre orar como Srila Rupa Gosvami orou. Então, pela misericórdia das gopis e pela misericórdia de Srimati Radhika, podemos compreender todas as verdades ocultas nas orações de Rupa Gosvami. Srimati Radhika dará este entendimento. Ela ficará imediatamente satisfeita e concederá Seu serviço.
Srila Rupa Gosvami nos ensina a orar: "Vrndavane viharator iha - Ó, quando esta hora virá? Ó minha querida Srimati Radhika-devi, Você é muito misericordiosa, por isso, tenha misericórdia de mim. Por favor, borrife Sua misericórdia sobre mim. "
Ao proferir este verso, deveríamos chorar; não devemos cantar este verso como se fossemos papagaios. Devemos estar sozinho, chorando, com o coração derretido, de modo que o coração de Srimati Radhika possa derreter. Se nosso coração não se derrete no momento da oração, então o coração de Srimati Radhika, Mahaprabhu, Krsna e Gurudeva não irá derreter por nós.
Se eles vêem que temos tantos desejos mundanos, eles não serão misericordiosos. Portanto, temos de ser unidirecionados, pensando apenas isto: "Eu quero o serviço de Srimati Radhika. Tavaivasmi, tavaivasmi, na jivami tvayi vina, iti vijnaya radhe tvam naya mam caranantike - Ó Radha, eu não posso viver sem Você, então, por favor, seja misericordiosa comigo. Se Você não for misericordiosa comigo, eu não poderei permanecer vivo, morrerei imediatamente. " E certamente ele deve morrer.
Srimati Radhika não irá revelar-Se a alguém que não está realmente sentindo como se estivesse morrendo sem Sua misericórdia. Ela procurará ver o seguinte: "Será que ele realmente sente que sem Mim ele morrerá imediatamente, ou ele está apenas dizendo isso?"
Deve haver uma sensação de "posse" (mamata) por Srimati Radhika. Então, pela misericórdia de Gurudeva, podemos atingir uma fração pequena de Sua misericórdia. Se desejamos tantas coisas mundanas, então Srimati Radhika, Gurudeva e vaisnavas não ouvirão nossas orações. Quando apenas desejarmos a misericórdia de Radhika, então eles ouvirão e concederão plena misericórdia.
No verso acima citado, Srila Rupa Gosvami ora por servir Radha e Krishna, quando eles realizam Seus passatempos amorosos nos keli-kunjas em Vrndavana: em Bhandirvana, Nandagaon e Varsana e, especialmente, no Radha-kunda. A palavra keli neste verso refere-se aos passatempos amorosos de Sri Sri Radha-Krishna, e a palavra kunja refere-se neste contexto aos bosques isolados nos quais Eles estão absortos em brincar como 'elefantes loucos' (matta dvipa). Rupa Gosvami também ora por servi-lOs quando estão passeando por toda Vrndavana. Ele Lhes implora: "Ó minha querida Srimati Radhika, ó meu querido Krsna, quando virá o dia em que verei Seus pés de lótus?
Em outro verso desta oração ele implora a Radhika, "Ha Devi, kaku-bhara gadgadayadya vaca - Ó Devi, Radhika, eu quero que o meu coração derreta, mas isso não acontece poirque ele está cheio com tantos anarthas (pensamentos e hábitos inúteis), especialmente hrdaya-durbalya, asat-trsna, svarupa-bhrama e aparadha. Nós estamos sujeitos a cometer todas essas infracções (aparadhas). Nós não podemos honrar adequadamente a nenhum vaisnava, e não podemos sequer seguir suas ordens. Portanto, apesar de Radha e Krishna, Mahaprabhu, e Guru e Vaisnavas quererem conceder sua misericórdia sobre nós, não podemos receber sua misericórdia, pois não somos qualificados.
No início do verso, quando diz "Ha Devi, kaku-bhara", Rupa Gosvami está orando: "Estou chorando amargamente. Estou rolando na terra e orando aos Seus pés de lótus. Embora eu seja tão tolo e cheio de anarthas, ainda assim, eu sou Teu. Eu não sou qualificado, tenho tantos pensamentos indesejáveis, isto é verdade, mas eu sei que só tenho Você como Minha. Ó Gandharvika (Radhika), suplico-Vos que escreva o meu nome no registro de Suas servas. Suplico-Vos que, de vez em quando, lembre-Se de mim, que sou Teu, Tua serva querida. "
Se Srimati Radhika ouvir essas orações proferidas do fundo de um coração, o Seu coração derreterá e ela concederá Sua misericórdia.
Srila Rupa Gosvami habilmente escreveu orações como esta, repletas dos passatempos de Krsna. Ele é Rupa-manjari, uma proeminente nitya-siddha (eternamente perfeita) companheira de Radha e Krishna, mas sob a forma de um sadhaka ele está nos explicando os passatempos e o processo de compreender e entrar neles, para nos ajudar . Esta é a sua misericórdia.
syame! rama-ramana-sundarata-varisthasaundarya mohita samasta jagaj janasyasyamasya vama bhuja baddha tanum kadahamtvam iindira virala rupa bharama bhajami (3)
["O Syame (Radhika)! Seu Senhor é ainda mais encantador do que o Senhor Narayana, e Sua beleza encanta toda a criação.Você está ao Seu lado esquerdo, enlaçada por Seu braço, e Sua beleza não pode nunca ser igualada, mesmo pela de Laksmi-devi. Quando adorarei apropriadamente tal beleza? "]
"Você é tão bonita, ainda mais bonita do que Krsna, e Laksmi e todas as Laksmis de Dvaraka. Você é mais bonita do que Candravali, Lalita, Visakha, e todas as outras gopis. Sri Krsna é mais bonito que Rama-ramana (Senhor Narayana), e Ele pode encantar todas as encarnações, incluindo Ramacandra e Narayana. Será que poderei, algum dia, ver este mesmo Krsna abraçando Você enquanto Você luta para libertar-Se do Seu abraço? Poderei eu ser afortunado o suficiente para ver isso? "
Estas são algumas das orações de Rupa Gosvami, que está muito habilmente ensinando-nos como um verdadeiro rupanuga vaisnava pode desenvolver gradualmente sua bhakti, absorvendo-se em todos os passatempos de Radha e Krishna, e então adentrando esses passatempos. Quando todas essas orações são oferecidas continuamente, sem desejar nada para o nosso corpo ou nossa mente, não desejando nem mesmo Vaikuntha, apenas esforçando-se pelo serviço de Radhika, isso é chamado rupanuga-bhajana.
Devemos tentar seguir Rupa Gosvami, assim como todos os nossos acaryas anteriores (mestres espirituais) o seguiram. Todos os nossos acaryas, como Raghunatha dasa Goswami, Jiva Goswami, Krsnadasa Kaviraja Gosvami, Narottama dasa Thakura, Visvanatha Cakravarti Thakura, até Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura e seus seguidores puros - todos são rupanuga.
Devemos saber o significado de rupanuga. Aqueles que têm um gosto, uma ganância, por servir Srimati Radhika - apenas Radhika - são rupanuga e eles podem entender alguma coisa da misericórdia de Srila Rupa Gosvami, sem a qual não se pode conhecer sua glória. Podemos saber algo de sua glória pela misericórdia de Raghunatha dasa Gosvami, Jiva Gosvami, Narottama dasa Thakura, até Srila Prabhupada e nosso Gurudeva. Cabe a nós compreender como sua misericórdia é alcançada, e entender a extensão da nossa dívida para com ele. Se não tivermos gosto, nem ganância por isso, não seremos capazes de entender.
Devemos tentar obter a companhia de rasika vaisnavas, aqueles que têm esses sentimentos elevados em relação à Srimati Radhika, e então nós podemos avançar em nossa bhakti. Tente seguir o Upadesamrta de Rupa Gosvami; aqueles que não lêem e seguem isto não podem entendê-lo. Então, depois de compreender e seguir o Upadesamrta, devemos ler, entender e seguir o Manah-siksa. Então, poderemos saber algo sobre a sua glória e misericórdia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário